O CONGRESSOCONHEÇA MINAS

Minas Gerais é um importante destino turístico que se destaca pelas suas belezas naturais e pelo patrimônio histórico. O estado está localizado na região sudeste do Brasil e é o quarto com maior área territorial e o segundo maior em quantidade de habitantes. A região é considerada como estratégica porque faz ligações entre vários estados do país. Há fronteiras com São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. Em média, o tempo de voo de São Paulo e Rio de Janeiro à Belo Horizonte é de 40 minutos. O estado está de portas abertas, esperando para apresentar todos os seus atrativos e proporcionar momentos inesquecíveis.

Belo Horizonte (BH) é a capital do estado de Minas Gerais. Um lugar especializado em receber bem, conquistar corações e inovar em seus atrativos. Em BH, combina-se estilo e qualidade de vida, gastronomia e criatividade, pluralidade e hospitalidade, aconchego e infraestrutura. Bem vindos a capital surpreendente.

BH é a síntese dos sabores mineiros, traduzida no ato de receber e comer bem, seja em casa, bares, restaurantes e feiras. Belo Horizonte respira também a criatividade dos novos sabores e a redescoberta das tradições. Em 2019 foi reconhecida como a Cidade Criativa da UNESCO pela Gastronomia. A capital mineira passa então a integrar o grupo internacional de cooperação entre cidades que têm atividades criativas como propulsoras do desenvolvimento sustentável.

Na Gastronomia a oferta se diferencia não só pela história, tradição e diversidade, mas também por transformar o ato de comer em uma experiência singular. Quando você se sentar a uma mesa, não espere apenas o que vai agradar ao paladar. O prazer da mesa em Belo Horizonte está atrelado ao prazer de ser bem recebido.

Atrelado ao comer, o beber também é outro diferencial, a Capital Mundial dos Botecos tem 28 bares a cada km², um para cada 170 moradores. Tem opção para todos os gostos, bolsos, ritmos e paladares.

Mas nem apenas de comida e bebida vivemos não é mesmo? Então se liga nesses pontos turísticos. O forte de Belo Horizonte, como o próprio nome diz, são suas vistas espetaculares. A cidade está repleta de mirantes naturais, instalados em parques e serras localizados em seus arredores. Nesta visita, você também deve conhecer os Mercados, os quais contém muita história, variedades de produtos e opções de lazer.

As obras de Niemeyer na Capital é outro ponto que vale a pena ver, pois a cidade reúne as primeiras edificações projetadas por Oscar Niemeyer (1907-2012), quando o arquiteto ainda era pouco conhecido nacional e internacionalmente. Além do Circuito liberdade, um espaço que reúne museus e espaços culturais em uma área de enorme valor simbólico e histórico. É composto por 15 instituições que mapeiam diferentes aspectos do universo cultural e artístico de BH.

 

Pontos Turísticos

Belo Horizonte oferece muitas histórias e entretenimento para os turistas. “Beagá” é cercada pela serra do curral e conhecida como a cidade jardim por seus parques e praças abundantes como os Parques das Mangabeiras, famoso pelos seus mirantes e paisagens belíssimas para contemplação, Parque Municipal, que abriga centenas de espécies de aves, árvores e plantas ornamentais, três nascentes e um parque de diversões, e a Praça da Liberdade que ganha ainda mais destaque pelo Circuito Cultural Praça da Liberdade.

O circuito é formado por um conjunto de museus e espaços cultuais que fica em torno da praça. Desenvolvida nos prédios das antigas secretarias de estado que hoje funcionam no centro administrativo. Os locais são ideais para aprender um pouco sobre a história da capital de Minas. O circuito inclui Arquivo Público Mineiro, Centro de Arte Popular, Biblioteca Pública Luiz de Bessa, Espaço do Conhecimento UFMG, Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale, Museu Mineiro, Centro Cultural Banco do Brasil, Casa Fiat de Cultura e, por fim, Palácio das Artes, uma das mais avançadas casas de espetáculos da América Latina. Dentro desses espaços também serão realizadas atividades da programação social do congresso como o desfile que irá acontecer na Casa Fiat de Cultura.

A Pampulha é um dos pontos turísticos que mais se destaca na capital, abrigando lagoa com 18 km de orla, conjunto arquitetônico da Capela de São Francisco de Assis, projetada por Oscar Niemeyer, que também foi o responsável pelos projetos de Brasília e que tem BH como um berço para suas obras, e decorada com pinturas de Cândido Portinari, jardins do paisagista Roberto Burle Marx, o segundo maior estádio de futebol do país, estádio Govenador Magalhães Pinto, chamado carinhosamente de Mineirão, Casa do Baile, Mineirinho, Jardim Botânico, Parque Ecológico, Museu de Arte e Jardim Zoológico. A região também é sede do campus da UFMG e do Aeroporto da Pampulha. A avenida que contorna a lagoa sedia a disputada Volta Internacional da Pampulha e também é palco da virada do ano com o maior show de fogos de artificio do estado, reunindo em torno de 300 mil pessoas.

Outro atrativo importante é o Museu Inhotim, maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo, reunindo uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. Está localizado em Brumadinho, à apenas 60 km de Belo Horizonte. O museu conta com galerias, edificações, lagoas ornamentais e um jardim botânico com 4.300 espécies em cultivo. Com atuação multidisciplinar, o Inhotim se consolida, a cada dia, como um agente propulsor do desenvolvimento humano sustentável. Segundo estudo divulgado pelo site TripAdvisor, sobre avaliação dos turistas, o Inhotim ficou em 17° lugar na lista dos 25 melhores museus do planeta. A organização do congresso está programando visitas ao museu de Inhotim para acompanhantes e convidados que tenham interesse.

 

Contexto Histórico

A história de Minas se mistura ao ciclo do ouro no Brasil, pois foi nessa corrida que nasceu e foi formado o estado das gerais. As riquezas existentes na terra atraíam pessoas de diversos lugares e favoreceram a ampliação do estado.

A região é encantadora e se consagra através de suas belezas naturais, da gastronomia e da diversidade cultural e histórica. As histórias são muitas e cada cidade tem um pouco a oferecer para os turistas. Viajando por Minas é possível vivenciar as mais diferentes histórias e desfrutar momentos prazerosos e únicos com as tradições e cultura de cada cidade. Passeando pelo estado os turistas podem conhecer os caminhos coloniais do passado e a contemporaneidade atual.

 

Cidades Históricas

As cidades históricas se desenvolveram durante o período colonial. Várias são patrimônio cultural, com a riqueza arquitetônica da época. Nessas cidades, as características do barroco, as tradições e os costumes do passado são mantidos até hoje. Ouro Preto é famoso por sua arquitetura colonial, foi a primeira capital no período e a primeira cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade está localizada a 97 km da capital. São João Del Rey é uma cidade singular, grandiosa, moderna e agitada na área contemporânea e serena, cultural e dona de diversas linhas arquitetônicas no segmento histórico, ficando a 183 km de distância de BH. Tiradentes fica a 188 km de Belo Horizonte e se tornou um dos centros históricos da arte barroca mais preservados do Brasil e, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

Diamantina é outra conhecida cidade histórica que recebeu esse nome devido à grande quantidade de diamantes encontrados na região está a uma distância de 300 km da capital. Atualmente, faz parte do circuito turístico dos diamantes e é famosa por suas serestas. Congonhas fica a apenas 80 km de BH, é localizada entre as serras e possui um expressivo conjunto de riqueza barroca do famoso artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho.


Culinária Mineira


A capital possui uma variada programação noturna que inclui bares, restaurantes e casas de show. Belo Horizonte ganhou o título de “capital mundial dos bares” e conta com mais de 12 mil botecos. Todo ano a cidade sedia uma dos maiores eventos gastronômicos do país, o Comida di Buteco. O evento consiste em um concurso de pratos típicos entre diversos bares apresentando os sabores da culinária local. O festival mostra a diversidade de pratos e ingredientes que compõe a culinária mineira. Os bares vencedores de 2014 foram, respectivamente, Já Tô Inno, Koqueiro’s Bar e André Caldos - ótimas opções para quem quer desfrutar de ambientes despojados e petiscos reconhecidos pela qualidade e pelo sabor.

Os destaques da culinária local são variados e incluem pão de queijo, feijão tropeiro, frango com quiabo e angu, canjiquinha e diversos tipos de queijos, como o canastra e o Minas. Centro popular da cultura mineira, o Mercado Central é uma das paradas obrigatórias para quem deseja conhecer mais dos sabores do estado. O local reúne cerca de 400 lojas de produtos variados como alimentos, artesanato, artigos religiosos e muitos bares que oferecem comidas e petiscos mineiros. O Bar Casa Cheia é outra opção para quem deseja experimentar os sabores locais. A cada é uma das mais tradicionais do Mercado e conta com mais uma unidade, na Savassi.

O bistrô Vinces Wine e Coffe e a loja de vinhos enogastronômica Enoteca Decanter são excelentes opções para quem gosta de saborear pratos harmonizados. Os amantes da gastronomia sofisticada têm como opções os restaurantes Parrilla Porteña, que une cortes argentinos ao peculiar gosto mineiro de tempero e ponto das carnes; o Taste-Vin, premiado como o melhor restaurante da cidade pela revista Encontro Gastrô; e o Glouton, que ganhou o prêmio de melhor chefe pela revista Veja Comer e Beber com o proprietário Leonardo Paixão. Outra casa que se destaca é o Província di Salerno, que conquistou o prêmio da revista Encontro Gastrô 2014 como melhor restaurante italiano da cidade.

Belo Horizonte oferece ainda diversas opções para os que gostam de um ambiente mais musical para curtir a noite como o Godofrêdo Bar, indicado aos que gostam de aproveitar a noite e se deliciar com o sabor dos petiscos locais ao som da musicalidade mineira, representada, principalmente, pelo resgate das canções do Clube da Esquina – movimento musical mineiro surgido na década de 1960.

Para que todos possam conhecer e desfrutar desses locais, o congresso está criando um serviço de concierge para auxiliar a todos os visitantes.

 

Cachaçarias e Cervejarias Artesanais

As cachaças e as cervejas artesanais são outros atrativos muito famosos. As cachaçarias e os alambiques mineiros são conhecidos e respeitados dentro e fora do país. A cachaça é tipicamente brasileira e está entre as bebidas destiladas mais vendidas no mundo. Salinas é uma cidade localizada na região Norte do estado. É conhecida pela produção de cachaça e, durante décadas, foi o principal polo de produção dessa bebida. Marcas tradicionais no mercado como Seleta, Salinas, Canarinha e Havana são dessa cidade.

Já para os que apreciam uma boa cerveja, as cervejarias artesanais cresceram e têm se destacado cada dia mais no estado. Minas já é o segundo no ranking de produção do país com mais de 12 fábricas artesanais. Existem marcas mineiras premiadas no exterior como a belo-horizontina Wäls, que recebeu medalha de ouro na World Beer Cup, conceituada competição de cervejas em nível mundial, nos Estados Unidos.

 

Aeroporto Internacional Tancredo Neves

Mais conhecido como Aeroporto de Confins, é o principal do estado de Minas Gerais. O complexo possui um terminal com capacidade de atender a uma demanda de 10 milhões de passageiros no ano, podendo receber aviões de grande porte. Possui voos diários para EUA (Miami/BH) sem escala pela América Airlines e TAM, tem voos diretos para a Argentina, e voos para a Europa como o Lisboa/BH pela TAP. O aeroporto se localiza na Rodovia MG-10, à aproximadamente 40 minutos dos hotéis em Belo Horizonte.